quarta-feira, 14 de março de 2012
Insurreição Pernambucana (1645-1654)
1)Quais eram as características gerais da produção açucareira na America Portuguesa:
R:O cultivo da cana-de-açúcar era realizado em grandes propriedades,com trabalho escravo e o plantio quase exclusivo da cana vasta extensão de terras.O açúcar era produzido nessas condições era voltado para mercado externo,isto é,para o comercio com a Europa.
2)Indique quais eram as atividades econômicas complementares a produção açucareira e comente a sua importância.
R:A plantação de produtos de subsistência como o milho e a mandioca;a produção de aguardente de cana de rapadura,consumidas ou usadas como moeda de troca no interior da colonia na Africa;a pecuária voltada para a produção de carne,couro e utilizada como forca motriz dos engenhos.
3)Descreva como estava organizada a sociedade colonial brasileira na época do auge da produção açucareira no Brasil.
R:Basicamente,entre senhores e escravos.Havia uma classe intermediaria,os trabalhadores livres (alguns deles negros libertos),que praticavam a lavoura de subsistência,vendiam cana-de-açúcar ao senhor engenho e realizavam atividades artesanais.
4)Explique com suas palavras o motivo pelo qual os holandeses invadiram o Brasil e como conseguiram se estabelecer por 20 anos no nordeste brasileiro.
R:Em razão da União Ibérica,Portugal e suas colonias passaram a ser governados pela Espanha.A Holanda foi proibida de comercializar o açúcar brasileiro.Por conta desse embarco,os holandeses invadiram o Brasil,onde tiveram apoio dos senhores de engenho e até da Coroa.
5)Explique qual foi o resultado econômico da expulsão dos holandeses.
R:A crise da economia açucareira nordestina,uma vez que a produção holandesa Antilhas concorria com a do Brasil.
6)Retome a seção para começar deste capitulo e explique por que a historia da colonização da América portuguesa contribui para manter o racismo na sociedade brasileira atual.
R:O racismo e resultado,em parte,de seculos de dominação branca sobre os negros e mestiços por meio da escravidão.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXEM DE SE INSCREVER NO BLOG, E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS!
UM GRANDE ABRAÇO!
Insurreição Pernambucana (1645-1654)
Reviewed by Elias Mello
on
13:35:00
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário