PESAGEM DOS MATERIAIS
A quantificação da matéria prima é realizada por meio uma célula de pesagem localizada na parte inferior de cada silo, e despejada em uma esteira que leva o material até o misturador. A água é dosada levando em conta a umidade dos materiais no momento.
PREPARAÇÃO DO CONCRETO
Para preparar o concreto, os materiais chegam por esteiras até o misturador. Cada tipo de bloco possui o seguinte traço:
• Blocos: 58Kg de cimento, 130Kg de pedrisco, 515Kg de pó de pedra, 185Kg de areia e 200ml de aditivo
• Paver 06: 120Kg de cimento, 92Kg de pedrisco, 425Kg de pó de pedra, 260Kg de areia e 420ml de aditivo
• Paver 08: 150Kg cimento, 580Kg pó de pedra, 132Kg de areia e 350ml de aditivo.
VIBRO-PRENSAGEM DOS ARTEFATOS DE CONCRETO
A vibro-prensa é o elemento central da fábrica de artefatos de concreto. Depois de preparado, o concreto é levado ao molde, onde é vibrado e prensado pelos extratores na direção vertical. A seguir o molde é suspenso enquanto os pentes permanecem imóveis mantendo os artefatos sobre uma tábua. Em seguida, os extratores são levados e a tábua retirada com as unidades recém moldadas e colocadas em estantes. Outra tábua é colocada automaticamente pela prensa no local e o ciclo se repete.
CURA DOS ARTEFATOS DE CONCRETO
Uma empilhadeira leva as estantes cheias até uma das estufas, que aceleram o processo de cura. Lá, os artefatos ficam por no mínimo 18 horas, até atingirem a resistência para serem paletizados. Com três dias após a produção os artefatos já podem ser entregues para o consumidor.
CONTROLE TECNOLÓGICO DOS ARTEFATOS DE CONCRETO
Após três dias, alguns artefatos de cada lote são colhidos para testes de resistência à compressão, além de inspeções de dimensões, acabamento, espessura, tonalidade e integridade. Os testes são repetidos depois de 28 dias.
TRANSPORTE E ESTOCAGEM
Após a moldagem e cura, os artefatos de concreto permanecem sobre paletes de madeira, em até seis fiadas para blocos e dez fiadas para pavers, variando a quantidade de cada material conforme suas dimensões, antes de serem vendidos e transportados até o fim do processo de fabricação. As entregas são feitas com caminhões munk com carroceria, auxiliador por um acessório chamado garfo, para facilitar a descarga dos paletes.
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