A tatuagem
História da Tatuagem
No início do Cristianismo, quando os cristãos eram perseguidos incessantemente, eles costumavam se tatuar com cruzes, os caracteres IHS, peixes ou letras do alfabeto grego, como senhas que lhes permitiam o reconhecimento mútuo. Posteriormente, porém, a Igreja condenará este procedimento, com base em passagens bíblicas como a do Levítico 19:28, que prescreve a não impressão de qualquer sinal na pele.
Ficou no passado o tempo em que estas marcas, ao perderem seu status e o significado especial que milenarmente detinham, se transformaram em características exclusivas de marginais. Na sociedade moderna a tatuagem ganhou outro sentido, de natureza essencialmente estética, um estilo de vida, de comportamento, de beleza. Os símbolos hoje disponíveis são sofisticados, diversificados e seus traços cada vez mais delicados.
Como é feita a Tatuagem
A tatuagem é aplicada através de agulhas, sob a cútis humana, na qual são inseridos pigmentos que configurarão a imagem escolhida por cada um. Até bem pouco tempo este mecanismo não podia ser revertido, mas atualmente há procedimentos, geralmente a laser, capazes de eliminar a marca impressa, embora muitas vezes não seja possível evitar a permanência de cicatrizes ou vestígios de coloração sobre a derme.
Algumas pessoas escolhem apenas uma tatuagem, mas os adeptos fervorosos desta prática têm como objetivo esculpir o corpo com as mais variadas imagens, transformando-se assim em obras-de-arte vivas. Isto, de certa forma, lhes confere algum poder, pelo menos é o que muitos deles acreditam.
Entre as várias modalidades de tatuagens, uma das mais significativas é a tribal. Muito praticada naPolinésia francesa no século XVI, foi descoberta pelo aventureiro inglês James Cook, responsável por introduzi-la no mundo ocidental. Nas ilhas ela era conhecida como ‘tatau’, em decorrência do ruído provocado pelo contato da vara com o argueiro utilizado para inserir os pigmentos na pele. Desta forma nasce a palavra ‘tattoo’ ou tatuagem. No contexto da tribo polinésia ela tinha o sentido de transformação, ou seja, de conversão dos elementos naturais tatuados na cútis em instrumentos de aquisição de proteção, recursos financeiros e fecundidade.
Para quem não deseja uma marca permanente na pele, ou se submeter a um procedimento normalmente doloroso, há a opção da tatuagem de henna preta, uma planta amplamente encontrada na Índia e no Paquistão. Indolor e temporária, visa apenas adornar por algum tempo o corpo.
Cuidados
É fundamental escolher bem o local de realização da tatuagem, pois alguns cuidados são imprescindíveis:
- as agulhas são terminantemente descartáveis, mesmo para reutilização no mesmo indivíduo;
- as máquinas devem sempre ser esterilizadas e preservadas em estufas com altíssimas temperaturas, pelo menos por 3 horas;
- os profissionais devem portar luvas e máscaras específicas para este procedimento, além de deterem longa experiência;
- o ambiente deve ser totalmente asséptico. Assim a pessoa evita a ocorrência de infecções e de doenças contagiosas.
Leia também:
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Núbia
http://whiplash.net/materias/especial/000117.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem
http://mtv.uol.com.br/tattooblog/blog/tattoo-blog-e-história-das-tatuagens-tribais-saiba-mais
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=74285102
http://pt.wikipedia.org/wiki/Núbia
http://whiplash.net/materias/especial/000117.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem
http://mtv.uol.com.br/tattooblog/blog/tattoo-blog-e-história-das-tatuagens-tribais-saiba-mais
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=74285102
Nenhum comentário:
Postar um comentário