Sua revelação espiritual o levou a ver o universo como um filme que se desenrola na tela de um cinema, o que lhe propiciou uma sustentação e uma serenidade impressionantes. Ele se considerou pronto, neste instante, para desenvolver a Purna Yoga ou a Yoga Integral. Completamente transformado, ele deu sequência a suas tarefas anteriores, agora sob um novo ponto de vista. O movimento por ele criado visa modificar o Homem para que ele possa alcançar a transcendência espiritual no seu dia-a-dia.
O estudioso de sua obra, o filósofo Sisir Kumar Maitra, afirma que Aurobindo percebia no indivíduo a presença de cinco níveis de consciência, os quais transcendem o estágio mental ou a esfera intelectual; cada uma destas etapas pode originar outras tantas intuições, correspondentes ao patamar consciencial de onde irradiam. Este é um conceito que difere muito da concepção ocidental.
Sri Aurobindo é um pensador privilegiado, pois detém o conhecimento tanto da filosofia oriental, particularmente a hindu, quanto da ocidental; talvez por isso tenha se especializado em promover uma ponte entre Oriente e Ocidente. Com sua discípula e sucessora Mirra Alfassa, carinhosamente chamada de ‘A Mãe’, ele articulou suas reflexões e a concepção pessoal da Yoga, sempre antenado com o mundo moderno.
Desta forma ele desenvolveu uma filosofia integral, estruturada sobre a crença de que a poderosa consciência divina deve ser transportada ao universo psíquico, ao organismo e à existência cotidiana. Todos os seus ensinamentos convergem nessa direção, no intuito de contribuir para a eclosão da consciência humana, a qual permitirá que o ser humano possa se converter em co-criador do aprimoramento espiritual.
Fontes:
http://www.yoga-integral.org/aurobindo.htm
http://www.pensamento-cultrix.com.br/ensinamentosdesriaurobindoos,product,978-85-315-1635-1,61.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Sisir_Kumar_Maitra
http://www.yoga-integral.org/aurobindo.htm
http://www.pensamento-cultrix.com.br/ensinamentosdesriaurobindoos,product,978-85-315-1635-1,61.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Sisir_Kumar_Maitra
Nenhum comentário:
Postar um comentário