terça-feira, 27 de março de 2012

Greve Geral de 1917 A quem se dirige o manifesto?










1)A quem se dirige o manifesto?

R:O manifesto se dirige aos soldados


2)No documento acima, os dirigentes da greve buscam fazer com que os soldados se identifiquem com a classe trabalhadora.Transcreva em seu caderno o trecho onde isso fica claro e levante uma hipótese para explicar essa intenção.

R:''Vós também sois da grande massa popular,e se hoje vestis a farda,voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivavam a terra,ou os operários explorados das fábricas e oficinas.''O  objetivo era ganhar a simpatia dos soldados e fazer com que se alinhassem aos grevistas.


3)Com base no manifesto,deduza como o Estado lidava com os problemas sociais no início do século passado.

R:O estado tratava os problemas sociais como ''caso de polícia'' e reprimia movimentos de greve ou contestação realizados pela população.


4)Na opinião dos grevistas,a serviço de quem os soldados estavam?

R:Na opinião dos grevistas,os soldados estavam a serviço dos patrões.


5)Com base em seus conhecimentos de Historia,explique por que o documento compara soldados
com cangaceiros.

R:Cangaceiros era homens armados que,no sertão brasileiro,enfrentavam a pobreza  dedicando-se ao banditismo,muitas vezes colocando-se a serviço dos grandes mandatários locais.Os grevistas comparam os soldados aos cangaceiros porque,na medida em que defendiam os interesses dos patrões e se colocavam contra a população,aqueles estariam agindo de maneira semelhante a dos criminosos.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

2 comentários:

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA