quarta-feira, 28 de março de 2012

Em um mapa atual da Europa,localize o estado de Montenegro.Em seu caderno,copie o nome dos países que fazem fronteira com ele.



1)Em um mapa atual da Europa,localize o estado de Montenegro.Em seu caderno,copie o nome dos países que fazem fronteira com ele.

R:Bósnia-Herzegovina,Sérvia,Kosovo, e Albânia.

2)Observe o mapa da Europa pós-Primeira Guerra na página 66 e responda:a que país Montenegro estava então incorporado?

R:Ao final da Primeira Guerra,fazia parte da Lugoslávia.

3)De acordo com o  autor,qual foi o argumento usado pelos montenegrinos para justificarem,sua independência em relação á Sérvia?

R:O argumento foi que os montenegrinos compartilhariam de uma identidade própria que os diferenciava dos sérvios.Para tanto,argumenta que os montenegrinos ''estão empenhados na produção de uma ''comunidade imaginada'', e seus intelectuais já teorizam sobre a singularidade do dialeto montenegrino,preparando sua elevação a categoria de língua distinta.Será um empreendimento árduo''


4)De acordo com o artigo,o argumento usado pelos montenegrinos procede?

R:Não para o autor as diferenças alegada não existem de fato.Na verdade,eles teriam mais características em comum com os sérvios do que diferenças.Por exemplo,compartilham com estes o cristianismo ortodoxo,o alfabeto cirílico e a língua sérvia.

5)Á época da Primeira Guerra Mundial,o nacionalismo deu origem ao projeto de unir os povos eslavos na Grande Sérvia.Qual tem sido o efeito do nacionalismo contemporâneo?

R:O nacionalismo contemporâneo tem levado a uma fragmentação cade vez maior dos estados europeus,uma vez,que segundo o autor,uma tribo já pode ser um país.
6)Para o autor,se não existe uma identidade montenegrina,qual foi a razão verdadeira para a independência de Montenegro?

R:O motivo seria o desejo de se unir á União Europeia.

7)No artigo,o autor alerta que a independência de Montenegro pode ser entendida como uma mensagem para outra regiões da Europa,como o país Basco,a Catalunha,a Valônia,e a Córsega.


R:Em todas essa regiões existem movimentos que lutam pela independência em relação aos países dos quais fazem parte.A mensagem será a de que devem intensificar sua luta,pois há perspectivas de serem reconhecidas como estados independentes pela União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA