segunda-feira, 19 de março de 2012
Consequências da expansão imperialista
1)Qual a relação entre a industrialização na segunda metade do século XIX e a expansão imperialista?
R:O acirramento da concorrência e o novo padrão industrial,que exigiam grandes investimentos e produção e, escala,levam á busca por regiões onde se possa ampliar as margens de lucro do investimento,através de maior rendimento do capital empregado,do custo mais baixo das matérias-primas e da mão-de-obra.
2)Compare o imperialismo do século XIX e o colonialismo dos séculos XV a XVII.Assinale as principais diferenças entre eles.
R:Colonialismo dos séculos XV a XVIII;buscava principalmente metais preciosos e produtos exóticos;imperialismo do século XIX;queria explorar matérias-primas para as nascentes industriais europeias e mercados consumidores para seus produtos.A justificativa predominante para a colonização também variou nos séculos XV a XVIII,era religiosa (catequização),no século XIX,foi "civilizadora''.
3)Indique os fatores que garantiram o sucesso das grandes potencias europeias na conquista e dominação da África e da Ásia.
R:A superioridade bélica e industrial dos países europeus proporcionaram o sucesso de sua ação expansionista.
4)Aponte o principal objetivo da Conferencia de Berlim,realizada em 1885.
R:Partilhar o continente africano entre as potencias imperialistas,contendo disputas que poderiam ser incontroláveis e custosas.
5)Vamos voltar as discussões que tivemos na seção para começar.Explique quais as consequências da expansão imperialista europeia do século XIX.
R:Atrofiou o desenvolvimento das nações conquistadas e gerou um acirrado clima de competição entre as potências,que resultaria na Primeira Guerra Mundial em 1914.
ATENÇÃO PESSOAL!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.
UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.
Consequências da expansão imperialista
Reviewed by Elias Mello
on
19:53:00
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário