SITUAÇÃO PROBLEMA:
Soro caseiro, solução contendo 0,35g de cloreto de sódio (sal de cozinha) e 2g de sacarose (açúcar) por 100mL de água, indicado para reidratação.
CONCENTRAÇÕES: comum, molar e título.
Concentração Comum
a) Definição: Quociente entre massa de soluto (em gramas) e volume de solvente (em litros).
b) Equação:
c) Sugere-se o cálculo da concentração comum de cloreto de sódio e de sacarose no soro caseiro de acordo com a equação apresentada acima.
Concentração Molar
a) Definição: Quociente entre número de mols de soluto (em mols) e volume de solvente (em litros).
b) Equação:
c) Sugere-se o cálculo da concentração molar de cloreto de sódio e de sacarose no soro caseiro de acordo com a equação apresentada acima.
Concentração em Título
a) Definição: Quociente entre a massa de soluto (em gramas) e a massa de solução (em gramas).
b) Equação:
c) Sugere-se o cálculo do título do cloreto de sódio e de sacarose no soro caseiro de acordo com a equação apresentada acima.
Como fora apresentado, um assunto do cotidiano do educando, como o soro caseiro, pode satisfatoriamente introduzir um conceito em Química, tornando a aula mais significativa a este educando.
Referências:
HUMISTON, Gerard E. & BRADY, James E. Química Geral, Ed. LTC, Rio de Janeiro/RJ – 2002.
MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
NOVAK, J.D. Teoría y Práctica de La Educación. Madri: Alianza Editorial,1997.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
HUMISTON, Gerard E. & BRADY, James E. Química Geral, Ed. LTC, Rio de Janeiro/RJ – 2002.
MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
NOVAK, J.D. Teoría y Práctica de La Educación. Madri: Alianza Editorial,1997.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
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