quinta-feira, 15 de março de 2012

A revolução Francesa


















1)Explique com suas palavras o que foi a revolucao Francesa,indicando qual foi o seu estopi m e que evento é considerado seu marco inicial.

R:Revolução Francesa:Luta do terceiro Estado francês contra as praticas do Antigo Regime.Estopim impasse gerado na reunião dos Estados Gerais,em que o Terceiro Estado queria substituir a votação por estado pela votação por cabeça.Marco inicial:Tomada da Batilha,em 1789.


2)Explique qual é a relacao existente entre as ideias iluministas e a Revolução Francesa.

R:O iluminismo criticava as praticas do Antigo Regime,denunciando a arbitrariedade do poder absolutistas e os privilégios do Primeiro e Segundo Estados.Na revolução Francesa,esssas ideias foram tomadas como base ideológica contra o Antigo Regime.


3)Indique quem eram os revolucionários franceses.Eles formavam um grupo homogeneo?
Justifique sua resposta em seu caderno.

R:Eram pessoas do Terceiro Estado,alta e baixa burguesia e camadas populares,que tinham ao seu lado alguns membros do Primeiro (baixo clero) e do Segundo (nobreza togada) Estados.
As  camadas populares queriam mudanças radicais;a burguesia pretendia eleminar os entraves ao seu fortalecimento economico e politico.


4)Descreva as principais medidas e caracteristicas do governo jacobino (1793-1794).

R:Em 1793 os jacobinos assumiram o poder e implantaram um governo de carater popular e radical,tomando tomandos medidas,como a criação de um novo calendario nacional,a instituição do ensino gratuito e obrigatorio, o congelamento dos preços dos produtos e dos salarios (Lei do preço Maximo)e a aboliçao do escravismo nas colonias francesas.


5)Cite e explique um semelhanca e uma diferenca entre o processo de emancipação do Haiti e a emancipação das 13 colonias inglesas na América do Norte.

R:Semelhança:as duas independencias foram influenciadas pela filosofia iluminista.
Diferenças:a independencia haitiana lutava contra o dominio de uma pequena elite branca,a americana lutava contra o jugo colonial inglês,sobretudo com aos impostos cobrados pela coroa.




ATENÇÃO PESSOAL!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

2 comentários:

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA