sexta-feira, 15 de maio de 2015

O DESASTRE DE CHERNOBYL



O maior desastre nuclear da história da humanidade até hoje,que aconteceu em Pripyat na Ucrânia em 26 de abril de 1986.Podemos assim dizer que não só os que habitavam ali que iriam sofrer o terrível efeito da radiação,como gerações e gerações depois iram sofrer os mesmos sintomas,que continuará em Chernobyl por séculos e séculos.A cidade ainda hoje continua inabitavel e continuará por um longo tempo,mais existem trabalhadores que estão construindo um novo sarcófago que irá cobrir o antigo.
Atualmente está sendo construido um grande sarcófago que ficará ponto em 2017.
No Brasil existem 2,e está sendo construida uma terceira Usina nuclear.

Sobre Energia nuclear responda:




1) A energia nuclear é uma tecnologia viável e sustentável no Brasil?

R:Sim, por vários aspectos. Primeiro porque a opção nuclear permite a geração confiável de uma energia ambientalmente limpa, que não contribui para o efeito estufa, e não é afetada pelas variações climáticas. Além disso, a energia nuclear faz uso de um combustível de origem nacional, o que permite minimizar vulnerabilidades no abastecimento e na proteção contra a volatilidade dos preços, não estando sujeito a flutuações no mercado internacional. Ocupando uma área pequena, quando comparada com outras formas de geração de energia, as usinas nucleares podem ficar próximas aos grandes centros consumidores, eliminando a necessidade de longas linhas de transmissão.





2) Quanto representa a produção de Angra 1 e Angra 2?
 
R:Como o parque elétrico brasileiro tem mais de 65% da capacidade instalada de geração de origem hidráulica, com longas linhas de transmissão até os grandes centros consumidores, a importância de Angra 1 e Angra 2 para a estabilização do sistema elétrico no eixo Rio-São Paulo é muito grande. São 640 MW de Angra 1 e 1.350 MW de Angra 2, fundamentais para a melhoria da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para o sistema da Região Sudeste. A energia nuclear respondeu em 2013 por cerca de 2,78% da geração do Sistema Interligado Nacional e, particularmente, no que diz respeito ao Rio de Janeiro, corresponde a um terço do consumo cativo total de energia elétrica do estado.


 Angra 3 acrescentará outro bloco de energia similar ao de Angra 2. Com as três usinas em operação, o complexo nuclear de Angra dos Reis terá um potencial de geração total de aproximadamente 29.700.000 MWh por ano, sendo capaz de atender a cerca de 60% da demanda energética do Estado do Rio de Janeiro, se considerarmos os dados de 2013.

3) Quando Angra 1 e Angra 2 atingiram 200.000.000 MWh?

R:
No dia 15 de fevereiro de 2013, as usinas nucleares atingiram a produção total de 200.000.000 MWh. Angra 1 está em operação comercial desde abril de 1985 e Angra 2, desde fevereiro de 2001. Os 200.000.000 MWh dariam para atender ao consumo das seguintes cidades:


ü  Porto Alegre por 55 anos
ü  Recife por 50 anos
ü  Belo Horizonte por 32 anos
ü  Rio de Janeiro por 12 anos
ü  São Paulo por 7 anos

4) Como podemos medir a importância da geração de energia das usinas nucleares durante o racionamento de energia elétrica, no período de janeiro a setembro de 2001, ano em que o país sofreu racionamento de energia?

R:
No dia 18 de setembro de 2001, os reservatórios do Sudeste estavam operando com 22% de sua capacidade. Se as usinas nucleares de Angra dos Reis não tivessem suprido o Sistema Elétrico Brasileiro com 9.887.163 MWh – de janeiro a setembro de 2001 –, o nível médio desses reservatórios estaria 8% abaixo e poderia ter ocorrido o apagão.

5)Sobre Chernobyl responda,qual foram os elementos que saíram do reator para atmosfera?

R:
Césio-137,grafite radioativo,iodo radioativo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA