segunda-feira, 26 de março de 2012

A Terra Por Dentro e Por Fora Identifique as camadas da Terra apontadas pelos números 1,2,3 e 4.






1)Observe o esquema abaixo: 















a)Identifique as camadas da Terra apontadas pelos números 1,2,3 e 4.

R:1:Litosfera 70km sólida.
   2:Atmosfera 700km +- viscosa

   3:Manto 2.800 km sólido devido a pressão
   4:Núcleo central:dividido em Interno e Externo.

b)As regiões 3 e 4 são formadas de ferro e níquel,mas existe uma diferença entre elas.Qual é a diferença,considerando o estado físico desses materiais?

R:Uma é viscosa,e a outra é sólida devido a pressão.


2)Calcula-se que a distribuição atual dos continente é bem diferente da que existiu há milhões de anos.Daqui a alguns milhões de anos,provavelmente ela também será diferente da que percebemos hoje.Explique por quê.

R:Segundo a teoria da tectônica das placas,essa placas estão em constante movimento e carregam continentes e os fundos oceânicos.

3)As atividades a e b, a seguir,devem ser acompanhadas por nova análise da figura da página 89,que mostra algumas das placas rochosas em que se divide  a crosta terrestre.

a)O Brasil está localizado no meio da placa Sul-Americana.Você acredita que essa localização explica o fato de nosso país não apresentar atualmente vulcões ativos e de os terremotos serem relativamente raros e fracos?Explique.

R:Sim o Brasil se localiza ,no centro de uma grande placa tectônica e não nas bordas ondem ocorrem os tremores.

b)Cadeias de montanhas podem se formar quando duas placas rochosas se chocam,comprimindo e erguendo suas bordas.A cordilheira dos Andes é uma imensa cadeia de montanhas situada na América do Sul.Ela se estende cerca de 7500 quilômetros,desde a Venezuela até a Terra do Fogo,no extremo sul da América do Sul,contornando em boa parte o oceano Pacífico.(Consulte um mapa múndi se achar necessário.)
Identifique o nome das duas placas que se chocaram e deram a origem a cordilheira dos Andes.

R:Placa de Nazca (oeste) e Placa Sul-Americana (leste).

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

Um comentário:

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA