quinta-feira, 15 de março de 2012

Revolução Industrial



















1)Cite três fases da Revolução Industrial e suas principais características.


R:A partir de 1760:surgimento das primeiras máquinas a vapor e desenvolvimento da industria têxtil.A partir de 1850:expansão do  desenvolvimento industrial por todo o continente europeu,para a América do Norte e Japão.Em lugar do vapor,passou-se a usar como força motriz os derivados de petróleo e a eletricidade.A partir de 1960:desenvolvimento da biotecnologia,da química fina e da eletrônica.Mais recentemente,avanço da informatica nos meios de comunicação e globalização da economia.



2)Descreva as principais transformações que ocorrem nas condições de trabalho,após o surgimento das fábricas.


R:Os trabalhadores deixaram de ser proprietários de suas próprias ferramentas de trabalho e do produto final.Não trabalhavam mais em suas casas,nem determinavam seu ritmo de trabalho e a produção.Produziam em função das necessidades do dono da fábrica.


3)Explique com suas palavras qual a principal modificação nas relações sociais durante o processo de industrialização  europeu.


R:A industrialização gerou novas relacres sociais do operariado,vendedor de sua força de trabalho,com a burguesia,detentora dos meios de produção.


4)Cite as principais correntes de pensamento que fizeram criticas a sociedades industrial do século XIX.


R:O socialismo utópico, o socialismo cientifico,o socialismo cristão e o anarquismo.


5)Vamos voltar á seção para começar.De acordo com o que você estudou neste capítulo,podemos afirmar que o desenvolvimento econômico industrial e o uso de novas tecnologias implicaram em melhorias naquelas condições de trabalho?Justifique sua resposta.


R:A resposta é negativa,.Ao longo do seculo XX as tecnologias foram sendo implantadas para dar segurança aos trabalhadores e o trabalho infantil foi sendo combatido,a ponto de se tornar proibido na maioria dos países proibidos por Lei.


ATENÇÃO PESSOAL!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA